Oséias

Capítulo 1

1
1Esta é a mensagem que o Senhor Deus deu a Oseias, filho de Beeri, durante os reinados de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, na terra de Judá, e de Jeroboão, filho de Joás, na terra de Israel.#2Rs 15.1-7; 2Cr 26.1-23; 2Rs 15.32-38; 2Cr 27.1-8; 2Rs 16.1-20; 2Cr 28.1-27; 2Rs 18.1—20.21; 2Cr 29.1—32.33; 2Rs 14.23-29
A mulher e os filhos de Oseias
2Quando o Senhor Deus falou pela primeira vez por meio de Oseias ao povo de Israel, ele disse a Oseias:
— Vá e case com uma prostituta de um templo pagão#1.2 Essas mulheres ficavam nos templos cananeus, onde os deuses da fertilidade eram adorados. Pensava-se que relações sexuais com elas fariam com que as terras dessem boas colheitas e que os animais tivessem muitas crias.; os filhos que nascerem serão filhos de uma prostituta. Pois o povo de Israel agiu como uma prostituta: eles foram infiéis e me abandonaram.
3Então Oseias foi e casou com Gomer, filha de Diblaim. Quando nasceu o primeiro filho, 4o Senhor Deus disse a Oseias:
— Ponha no menino o nome de Jezreel#1.4 Jezreel era a cidade de Israel onde Jeú matou o rei de Israel e toda a sua família, tornando-se assim rei (ver 2Rs 9—10). porque daqui a pouco vou castigar o rei de Israel por causa dos crimes de morte que o rei Jeú, o antepassado dele, cometeu em Jezreel. Vou acabar com o Reino de Israel#2Rs 10.11 5e no vale de Jezreel destruirei o poder militar de Israel.
6Depois, Gomer deu à luz uma filha, e o Senhor disse a Oseias:
— Ponha na menina o nome de Não-Amada porque eu não terei mais amor pelo povo de Israel e não o perdoarei. 7Mas continuarei a amar o povo de Judá. Eu mesmo, o Senhor, seu Deus, os salvarei. Porém não farei isso por meio de guerra: não usarei arcos e flechas, nem espadas, nem cavalos de guerra e cavaleiros.
8Depois que desmamou a filha, Gomer ficou grávida mais uma vez e deu à luz outro filho. 9E o Senhor Deus disse a Oseias:
— Ponha no menino o nome de Não-Meu-Povo, pois o povo de Israel não é mais o meu povo, e eu não sou mais o Deus deles.
A futura grandeza de Israel
10Um dia, o povo de Israel será como os grãos de areia do mar; será tão numeroso, que não poderá ser contado, nem medido. E, no mesmo lugar onde Deus disse: “Vocês não são o meu povo”, ali ele dirá: “Vocês são os filhos do Deus vivo”.#Rm 9.26 11Os povos de Judá e de Israel se unirão e juntos escolherão um só chefe. Serão mais uma vez um povo poderoso e rico. Como será grande esse dia, o Dia de Jezreel#1.11 Jezreel em hebraico quer dizer “Deus semeia” e aqui tem o sentido de crescimento e prosperidade.!