Números

Capítulo 12

12
O castigo de Míriam
1Moisés havia casado com uma mulher da Etiópia, e Míriam e Arão começaram a criticá-lo por causa disso. 2Eles disseram:
— Será que o Senhor tem falado somente por meio de Moisés? Será que não tem falado também por meio de nós?
E o Senhor ouviu o que eles disseram 3(Moisés era um homem humilde, o mais humilde do mundo.).
4Logo em seguida o Senhor disse a Moisés, a Arão e a Míriam:
— Vocês três aí, vão para a Tenda Sagrada.
Eles foram, 5e o Senhor desceu na coluna de nuvem e ficou na entrada da Tenda. Depois chamou Arão e Míriam e, quando eles chegaram, 6Deus disse:
— Agora escutem o que vou dizer. Quando há profetas entre vocês, eu apareço a eles em visões e falo com eles em sonhos. 7Com o meu servo Moisés é diferente, pois eu o coloquei como responsável por todo o meu povo.#Hb 3.2 8Pois eu falo com ele face a face, claramente, e não por meio de comparações; ele até já viu a minha forma! Como é que vocês se atrevem a falar contra o meu servo Moisés?
9E aí o Senhor Deus foi embora muito irado com eles. 10Assim que Deus saiu, a nuvem que estava sobre a Tenda desapareceu. No mesmo instante Míriam foi atacada por uma terrível doença da pele, que ficou branca como a neve. Arão olhou para Míriam e viu que, de fato, ela estava atacada por aquela doença. 11Aí Arão disse a Moisés:
— Por favor, chefe, eu lhe peço que não nos faça sofrer o castigo por causa desse pecado que cometemos num momento de loucura. 12Não deixe que Míriam seja como um aborto que nasce com metade do corpo destruído.
13Então Moisés orou assim a Deus, o Senhor:
— Ó Deus, eu te peço que a cures!
14E o Senhor respondeu a Moisés:
— Se o pai de Míriam tivesse cuspido no rosto dela, ela teria ficado humilhada durante sete dias. Então que ela seja expulsa do acampamento e fique lá fora sete dias; depois será trazida de volta.#Nm 5.2-3
15Assim, Míriam ficou sete dias fora do acampamento. E o povo não partiu dali enquanto ela não foi trazida de novo para o acampamento.
16Depois disso, o povo saiu de Hazerote e acampou no deserto de Parã.